Livro - Bloco K

You are here: Home » Livro – Bloco K

Bloco K. O que é? Para que serve? Prepare-se!

O Bloco K” do Sped Fiscal (Ajuste SIENIEF 13 de 11/12/2015) obrigará os setores industrial e atacadista, optantes pelo regime de Lucro Real ou de Lucro Presumido, a fornecer os livros de Controle da Produção e de Controle do Estoque em formato digital (EFD). Este ajuste deverá ser feito entre 2017 e 2019, conforme o porte da empresa.

Essa determinação afetará milhares de empresas, daí a importância deste livro para orientar os procedimentos a serem adotados e os cuidados a serem tomados pelos empresários e gestores.

Prefácio

Foi com muita satisfação que aceitei o convite de prefaciar este Livro “BLOCO K“ dos especialistas João Henrique Botelho, Marco Cantuário Ribeiro, Mauro Araujo, Roberto Giuzio e Robson Almeida Souza profissionais com vasta experiência na área tributária.

“O Bloco K” do Sped Fiscal (Ajuste SIENIEF 13 de 11/12/2015) obrigará os setores industrial e atacadista, optantes pelo regime de Lucro Real ou de Lucro Presumido,  a fornecer os livros de Controle da Produção e de Controle do Estoque em formato digital (EFD). Este ajuste deverá ser feito entre 2017 a 2019, conforme o porte da empresa. Essa determinação afetará milhares de empresas, daí a importância deste livro para orientar os procedimentos a serem adotados e os cuidados a serem tomados pelos empresários e gestores.

O Bloco K se mostrou tão complexo que os autores tomaram o cuidado de trabalhar com as informações de cada etapa do processo de produção, identificando a composição dos produtos em processo e acabados e as implicações no relatório eletrônico padronizado. O livro demonstra passo a passo a importância de quantificar e registrar todas as perdas no processo industrial e não somente no controle de matéria-prima inicial e final na produção.

O tema demandou dos autores especial atenção na orientação da estruturação da base de dados, de forma a permitir a organização das informações no lay-out  que será exigido pela Receita Federal. Essa exigência tem implicação nos diversos processos da empresa, engenharia, planejamento, suprimentos e logística, produção, contabilidade, dentre outros.

O livro mostra ainda, a importância da  preparação das obrigações com antecedência, de forma a oferecer informações consistentes que não gerem questionamento por parte do Fisco.

Resta-nos portanto, parabenizar os autores  por esta importante contribuição para as empresas brasileiras.

Roberto Sekiya
Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa
Governo do Estado de São Paulo

Livro disponível nas lojas abaixo

logo-cultura
logo-nelpa

Confira algumas fotos do evento de lançamento do livro

Veja também o vídeo com melhores momentos do evento.

Assista a entrevista com o Dr. Marco Cantuária no programa Livros em Revista.

Close Comments